1

iFODmulequemusic + analyzer: Marli, em: Bertulina.

 

Quem tem Internet a um tempo deve conhecer a grande Marli, a Bjork brasileira. este título é uma piadinha ok? Nada de levar a sério e etc.

Mas o iFODmulequemusic de hoje é sobre ela. Esta artista desconhecida, de paradeiro desconhecido, mas muito desvalorizada pela grande mídia. Até pq, quem, em sã consciência, faria uma música tão bem trabalhada como… BERTULINA? Meu nome é Bertulina, e eu sou uma heroína.

E pensa que ela só tem essa letra? Não, não. São várias.

Existem outras letras que estão ao loooooongo do YouTube, mas vamos focar em Bertulina, a mais famosa dela. Então vem comigo!

 

 

 

Eu vou contar uma história
Você vai se surpreender
Ainda guardo na memória
O que a vida me fez fazer

Esta intro mostra que a música vai ser tensa, e vai mostrar como a vida foi escrota e saca com ela. Tadinha. Com rimas pobres (mas limpinhas), e aquele toque bjorkiano da Marli. É… Continuando…


Ainda chupo minha ferida (morri)
Aberta e escancarada
Meu pai se afundou na bebida
E minha mãe foi degolada

Gente, estou muito triste. =( Tem metáfora mais poderosa que… AINDA CHUPO MINHA FERIDA? Não tem. (aí você vê que ela ainda tá na mágoa ok?) Marisa Monte, Caetano Veloso e Chico Buarque PERDEM nessa genialidade. E some o fato dos pais terem se fudido na vida. Aí você irá ver o resultado. De um susto deveras.


Meu nome é Bertulina
Eu sou uma heroína
Sigo sozinha na floresta
Sou a guerreira Bertulina

Guerreira Bertulina, coleeeeeeeeeega? Você é a Legolas? Alguma guerreira mágica dos RPG? HAHAHAHAHAHAHAHAHA Mas enfim, ela trata sua vida como um eterno jogo de RPG e… Dedicação nos EXP points, hein. #ALASKA


Um dia você vai me procurar
Eu vou deixar um rastro de sangue
Vou esperar até você me achar
A noite é uma vaca preta
Eu vou estar lá
Naquele lugar
Esperando você chegar
Mas se antes o Sol raiar
Eu vou ajoelhar e rezar por ti
Eu vou ajoelhar e rezar por ti

Nota que, nos primeiros dois versos, ela tem uma vontade de fazer uma coisa chamada acasalamento, através da menstruação e do coito. (CURRAL=VACA=MENSTRUOU=VERMELHOU, certo? =P) Uma coisa do tipo: “FAZ AMOR COMIGO, SEU CACHORRO!” Sabe? E outra metáfora muito forte? A noite é uma vaca preta. M-O-R-R-I. Diz tudo. E mostra a submissão dela ao querer que ele chegue e faça coisa errada com ela. TENSO.

Eu encontrei uma rosa
Furei meu dedo com um espinho
Chupei meu sangue, não olhei pra trás
Corri buscando o meu filhinho

Algo do tipo: cheguei com meu homem pra trepar/mas na verdade ele é um vacilão/me frustrei com as coisas qdo fui pegar/antes de tudo, foi um master cuzão (100+). E mais: ela, nos dois últimos versos da estrofe, diz o seguinte: tive o meu filho e não quero te olhar/agora do meu futuro vou cuidar. (ESTOU POETERO HOJE)


A noite vai, não volta nunca mais
Uma porrada, duplo homicídio
Chorei no ombro da Mãe Preta
Ressuscitei do meu uxoricídio

Tá vendo? Merdas e cagadas não voltam ao cu ok. Agora… No que consiste o UXORICÍDIO? Morte pelo oxiúro, aquele bicho que dá no c_? REFLITAMOS. E no ombro da Mãe Preta? Foi a macumbeira que juntou os trapos com a mulher? Dúvidas, dúvidas.


Meu nome é Bertulina
Eu sou uma heroína
Sigo sozinha na floresta
Sou a guerreira Bertulina

(precisa repetir?)


Um dia você vai me procurar
Eu vou deixar um rastro de sangue
Vou esperar até você me achar
A noite é uma vaca preta
Eu vou estar lá
Naquele lugar
Esperando você chegar
Mas se antes o Sol raiar
Eu vou ajoelhar e rezar por ti
Eu vou ajoelhar e rezar por ti

Conclui que, ela não conta da sua saga de vida, mas de como sofreu na mão de um homem que o amava. Bertulina lutava nas floresta pra conseguir o coração dele, e continua. E continua. E continuuuuuua…

[X]

E é isso. Este post é dedicado ao @athosba, que me lembrou deste CRÁSSICO da Internet brasileira.


1 Comments


Hahaha, ameeei!

Só faltou o nomezinho certo ali ;D

Postar um comentário

Copyright © 2009 Te fode, muleque! All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.